A INFLUÊCIA DO CREATIVE COMMONS NO DIREITO AUTORAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21207/2675-0104.2020.1085

Resumen

O objetivo geral do presente trabalho é analisar a plataforma Creative Commons e suas licenças jurídicas como interferência no direito autoral na atual era digital, de forma a influenciar no acesso à informação e à cultura. Para isso, se fará uma análise histórica do direito autoral, seja ele patrimonial ou moral, de maneira a moldar o que hoje é conhecido como Direito do Autor ao redor do mundo, uma vez que há, nos dias de hoje, a conexão instantânea globalizada. Faz-se, ainda, uma análise da regulamentação jurídica como forma de proteção à propriedade intelectual sob a égide da lei 9.610/98 e suas limitações face à disponibilidade de acervos na internet. Por fim, dedica-se um estudo sobre a plataforma Creative Commons, bem como suas vantagens e desvantagens frente à facilidade de distribuição de obras, analisando-a a partir de contextos constitucionais de acesso à informação e à cultura, imprescindíveis à evolução da sociedade. A metodologia utilizada nesta pesquisa é, majoritariamente, a bibliográfica, com leituras a partir de artigos, monografias e doutrinas jurídicas interdisciplinares, trabalhando diversas áreas do direito. O Direito Autoral traz diversas indagações quando à sua aplicação nos dias de hoje, uma vez que se encontram disponíveis diversas obras, sejam elas literárias ou audiovisuais, sem nítido controle jurisdicional. Dessa forma, torna-se um estudo importante acerca de sua possibilidade de difusão de conteúdo e informação e seus limites quanto a aplicação do Direito do criador, onde se encontra como solução a plataforma Creative Commons.

&nbsp

Biografía del autor/a

  • Marcela Marques CILENTO, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
    Graduanda na Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
  • Cildo GIOLO JÊIOR, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
    Pós-Doutor em Direitos Humanos pelo "Ius Gentium Conimbrigae" (IGC/CDH) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal). Doutor em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA (Argentina). Mestre em Direito Público pela Universidade de Franca. Especialista em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito de Franca. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Professor Titular das cadeiras de Direito Civil na Faculdade de Direito de Franca e de Direito Processual Civil na Universidade do Estado de Minas Gerais, tendo sido admitido em ambas por concursos públicos de provas e títulos. Docente e Advogado. Avaliador do MEC/INEP para os Cursos de Direito.&nbsp

Referencias

ABELSON, Hal; Adida, Bem; Linksvayer, Mike; Yergler, Nathan. CcREL: The Creative Commons Rights Expression Language. Disponível em: <https://wiki.creativecommons.org/images/d/d6/Ccrel-1.0.pdf> Acesso em: 05 de jan. 2020

BITTAR, Carlos Alberto; CHAVES, Antônio. Direito de Autor. 4ªed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2005.

BRASIL. Constituição Federal de 05 de outubro de 1988

BRASIL. Lei n.°5.988, de 14 de devereiro de 1973. Lei Ordinária. Regula os direitos autorais e dá outras providências. Brasília, DF, DOFC de 18/12/1973, P 12993

BRASIL. Lei n.°9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Lei de Direitos Autorais. Brasília, DF, D.O de 20/02/1998, P.3

BRANCO JUNIOR, Sergio Vieira. Direitos Autorais na Internet e o uso de obras alheias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. (Col. Direitos Autorais e Temas Afins. Coord. Victor Drummond).

BRANCO, Sergio; BRITTO, Walter. O que É Creative Commons?: Novos modelos de Direito Autoral em um mundo mais criativo. 1ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

COELHO, Fabio Ulhoa. Curso de Direito Civil: Direito das Coisas, Direito Autoral. São Paulo: RT, 2016.

CREATIVE COMMONS. 2019. Disponível em: <http://www.creativecommons.org.br/>. Acesso em: 06 de jan de 2020

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: teoria geral do direito civil. 27ªed. São Paulo: Saraiva, 2007.

LEMOS, Ronaldo. Direito, tecnologia e cultura. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

LESSIG, Lawrence. Cultura Livre. Como a grande mídia usa a Tecnologia e a Lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. Editora Francis. São Paulo: 2006.

MANSO, Eduardo J. Vieira. O que é direito autoral. São Paulo: Brasiliense (Col. Primeiros passos, v.187)

MENEZES, Elisângela Dias. Curso de Direito Autoral. Minas Gerais: Editora Del Rey, 2007.

NORMAN, Jeremy. The Statute of Anne: The first Copyright Statute. Disponível em: < http://www.historyofinformation.com/detail.php?entryid=3389>. Acesso em: 02 de abr de 2020.

SANTOS, Manuella. Direito Autoral na Era Digital: Impactos, controvérsias e possíveis soluções. São Paulo: Saraiva, 2009.

ZANINI, Leonardo Estevam De Assis. O Estatuto da Rainha Ana: estudos em comemoração dos 300 anos da primeira lei de copyright. Revista de Doutrina da 4ª Região, Porto Alegre, n. 39, dez. 2010. Disponível em: <http://www.revistadoutrina.trf4.jus.br/artigos/edicao039/leonardo_zanini.html>

Acesso em: 03 jun. 2020.

Publicado

2021-04-23

Número

Sección

Pesquisas Científicas com Fomento Interno