A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NOS PRESÍDIOS BRASILEIROS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores/as

  • Letícia Silva OTONI Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
  • Priscilla de ANDRADE Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP

Palabras clave:

sistema prisional brasileiro, privatização dos presídios, direito penal.

Resumen

A crise no sistema penitenciário americano devido à falta de recursos para a construção de novas unidades prisionais nos anos de 1980 trouxe o fenômeno conhecido como “privatização dos presídios” para a realidade através da idéia de exploração privada do sistema prisional. O Brasil diante de problemas semelhantes no âmbito prisional resolveu aplicar a parceria público-privada através do modelo conjunto entre Estado e a iniciativa privada. Essa pesquisa visa discutir os aspectos da parceria público-privada nos presídios brasileiros associados à realidade local em que constitui um horizonte de desafios e oportunidades. E objetivou-se poder se estabelecer um parâmetro entre a privatização ocorrida nos presídios nos Estados Unidos e no continente Europeu e os projetos já conhecidos no Brasil, para que restem evidenciados os desafios e oportunidades na parceria público-privada quanto aos presídios brasileiros.

Biografía del autor/a

  • Letícia Silva OTONI, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
    Graduanda da&nbspFaculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP.
  • Priscilla de ANDRADE, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
    Graduanda da&nbspFaculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP.

Referencias

CORDEIRO, Grecianny Carvalho. Privatização do Sistema Prisional Brasileiro. Freitas e Bastos, Rio de Janeiro. 2014.

DERANI, Cristiane. Privatização e Serviços Públicos: As Ações do Estado na Produção Econômica. São Paulo: Max Limonad, 2002.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parcerias na Administração Pública. 12.ed.. São Paulo: Editora Forense, 2019.

MINHOTO, Laurindo Dias. Privatização de Presídios e Criminalidade. São Paulo: Editora Max Limonad, 2000.

MUKAI, Toshio. Parcerias Público-Privadas. Ed. Forense Universitária, 2005.

NUNES, Adeildo. A Realidade das Prisões Brasileiras. Recife: Editora Nossa Livraria, 2005.

SILVA, Wallace Christian. As Parcerias Público-Privadas no Sistema Prisional Brasileiro. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

Publicado

2020-07-29

Número

Sección

Resumo