A APLICAÇÃO DA TEORIA DO DIREITO PENAL DO INIMIGO POR GOVERNANTES POLÍTICOS ATUAIS: MEDIDAS NORTE-AMERICANAS E SUAS INFLUÊCIAS NO CENÁRIO BRASILEIRO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21207/2675-0104.2019.884

Keywords:

Direito Penal do Inimigo, Inimigo, Cidadão

Abstract

A presente pesquisa científica, A aplicação da teoria do Direito Penal do Inimigo por governantes políticos atuais: medidas norte-americanas e suas influências no cenário brasileiro, está situada na área penal do direito e diz respeito às normas legais norte-americanas criadas de acordo com a teoria desenvolvida por Jakobs e de acordo com o conceito de inimigo formulado por Carl Schmitt. O objeto de estudo em questão é demonstrar como essas políticas internacionais influenciam diretamente em território nacional e as consequências possíveis, através de direito comparado e, também, se a utilização de um direito muito mais combativo do que garantidor gera situações de harmonia social. O objetivo do trabalho é proteger o cidadão brasileiro perante o Estado.

Author Biographies

  • Ana Rita Patrezi ZANATTA, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
    Discente da Faculdade de Direito de Franca/SP. Bolsista do Programa Interno de Iniciação Cientítica (PIBIC 2018-2019).
  • Marcelo TOFFANO, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP

    Doutor em Direito (Área de Concentração: Função Social no Direito Constitucional) pela Faculdade Autônoma de Direito - FADISP (2014-2018). Mestredo em Direito (Área de Concentração: Direito das Relações Econômico-empresariais) pela Universidade de Franca (2006). Graduado em Direito pela Universidade de Franca (2001). Especialista em Direito Civil pela Universidade de Franca (2003). Atualmente é professor titular da Faculdade de Direito de Franca e orientador de pesquisas científicas. Atua como advogado desde 2002. 

References

BRASIL. Decreto nº 6.681, de 08 de dezembro de 2008.

DINIZ, Eduardo Saad. Prefácio de SILVEIRA, Renato de Mello Jorge. Inimigo e pessoa no Direito Penal. 1 ª Edição. Editora LiberArs. São Paulo. 2012.

GÓMEZ, Enrique Serrano. Consenso y Conflito – Schmitt, Arendt y la definición de ló político. 1 Ed. México: Universidad de Antioquia, 2015.

JAKOBS, Gunther. MELIÁ, Manuel Cancio. DIREITO PENAL DO INIMIGO. Noções e Críticas. 2ª Edição. Editora Livraria do Advogado. Porto Alegre. 2007.

VERVAELE, John A. E. Artigo publicado originariamente sob o título The Anti-terrorist Legislation in the US: Criminal Law for the Enemies? European Journal Law Reform, 2006; Traducão de Alexandra Krüger e Revisão pelo Prof. Dr. Odone Sanguiné da Faculdade de Direito da UFRGS.

Published

2020-05-07

Issue

Section

Pesquisas Científicas com Fomento Interno