O BIG DATA COMO FATOR DE DESEQUILÍBRIO À LIVRE CONCORRÊCIA

Authors

  • Felipe Augusto dos SANTOS Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP http://orcid.org/0000-0003-4567-6234
  • Ana Paula Bagaiolo MORAES Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), Mestre em Direito Internacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), Especialista pela Fundação Armando Álvares Penteado em Direito do Agronegócio (2010) e Graduada pela Faculdade de Direito de Franca (2008). Atualmente é professora e atua nas áreas de Direito Civil (com ênfase em Parte Geral, Obrigações, Família e Sucessões) e Direito do Agronegócio, com projeto de pesquisa sobre os impactos do RenovaBio na região de Ituverava/SP pela Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM)

DOI:

https://doi.org/10.21207/2675-0104.2018.784

Keywords:

Big Data, Direito Concorrencial, livre concorrência, proteção ao consumidor, privacidade

Abstract

A massificação do acesso à Internet permitiu um maior fluxo de informações, configurando-se a economia digital, com destaque para intensa produção de dados, principalmente pessoais. Com a maior disponibilidade de dados, surgem as tecnologias e métodos aptos a operá-los. Nesse cenário advém o Big Data, produto da combinação de volume, velocidade e variedade na operação de dados, que possibilita a extração de valor de tais dados, constituindo um lucrativo mercado. Contudo, esse mercado do Big Data possui falhas, sendo necessária a intervenção estatal, por meio do Direito Concorrencial, para manter equilibrado o ambiente concorrencial.

Author Biographies

  • Felipe Augusto dos SANTOS, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
    Discente da Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP. Bolsista do Programa Interno de Iniciação Cientítica (PIBIC 2017-2018).
  • Ana Paula Bagaiolo MORAES, Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018), Mestre em Direito Internacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), Especialista pela Fundação Armando Álvares Penteado em Direito do Agronegócio (2010) e Graduada pela Faculdade de Direito de Franca (2008). Atualmente é professora e atua nas áreas de Direito Civil (com ênfase em Parte Geral, Obrigações, Família e Sucessões) e Direito do Agronegócio, com projeto de pesquisa sobre os impactos do RenovaBio na região de Ituverava/SP pela Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM)
    Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM),&nbspItuverava/SP

References

ALLEN, Anita L. Protecting one’s own privacy in a big data economy. In: Law, Privacy & Technology Commentary Series. In: Harvard Law Review Forum, vol. 130. p. 71-78. Disponível em: < https://harvardlawreview.org/2016/12/protecting-ones-own-privacy-in-a-big-data-economy/>. Acesso em: 03 ago. 2018.

BAGNOLI, Vicente. Competition for the effectiveness of big data benefits. Max Planck Institute for Innovation and Competition, Munique, 2015. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s40319-015-0382-4>. Acesso em: 09 abr. 2018.

________. The big data relevant market. In: Concorrenza e Mercato, vol. 23, 2016. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3064792>. Acesso em: 09 abr. 2018.

CHEN, Min; MAO, Shiwen; ZHANG, Yin; LEUNG, Victor C.M. Big data: related technologies, challenges and future prospects. Springer, 2014. E-book. ISBN 978-3-319-06245-7. Disponível em: <http://epic.hust.edu.cn/minchen/min_paper/BigDataBook2014.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2018.

CURRY, Edward. The big data value chain: definitions, concepts, and theoretical approaches. In: CAVANILLAS, J.M. et al (Orgs.). New horizons for a data-driven economy. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/280625243_The_Big_Data_Value_Chain_Definitions_Concepts_and_Theoretical_Approaches>. Acesso em: 21 mai. 2018.

DE MAURO, Andrea; GRECO, Marco; GRIMALDI, Michele. A formal definition of big data based on its essential features. In: Library Review, Vol. 65 Issue: 3, pp. 122-135. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1108/LR-06-2015-0061>. Acesso em: 21 mai. 2018.

FONSECA, João Bosco Leopoldino da. Direito econômico. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2015. p. 342.

GLÓRIA, Daniel Firmato de Almeida. A livre concorrência como garantia do consumidor. Belo Horizonte: Del Rey; FUMEC, 2003.

GRAEF, Inge. Market definition and market power in data: the case of online platforms. World Competition 38, n.º 4. 2015. p. 473-506. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2657732>. Acesso em: 03 ago. 2018.

KERBER, Wolfgang. Digital markets, data and privacy: competition law, consumer law and data protection. In: Gewerblicher Rechtsschutz und Urheberrecht. Internationaler Teil (GRUR Int) 2016, 639-647. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2770479>. Acesso em: 03 ago. 2018.

LASSARE, Bruno; MUNDT, Andreas. Competition law and big data: the enforcer’s view. Italian Antitrust Review, n. 1, p. 87-103, 2017. Disponível em: <https://www.bundeskartellamt.de/SharedDocs/Publikation/EN/Fachartikel/Competition_Law_and_Big_Data_The_enforcers_view.pdf?__blob=publicationFile&v=2>. Acesso em: 07 jul. 2018.

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO (OCDE). Exploring data-driven innovation as a new source of growth: mapping the policy issues raised by "Big Data". OECD Digital Economy Papers, nº. 222, OECD Publishing, Paris. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1787/5k47zw3fcp43-en>. Acesso em: 21 mai. 2018.

________. Big data: bringing competition policy to the digital era. Background note by the Secretariat. 2016. Disponível em: <http://www.oecd-ilibrary.org/exploring-data-driven-innovation-as-a-new-sourceofgrowth_5k47zw3fcp43.pdf?contentType=%2fns%2fWorkingPaper&itemId=%2fcontent%2fworkingpaper%2f5k47zw3fcp43-en&mimeType=application%2fpdf&containerItemId=%2fcontent%2fworkingpaperseries%2f20716826&accessItemIds=&option6=imprint&value6=http%3a%2f%2foecd.metastore.ingenta.com%2fcontent%2fimprint%2foecd>. Acesso em: 21 mai. 2018.

PFEIFFER, Roberto Augusto Castellanos. Defesa da concorrência e bem-estar do consumidor. 2010. Tese (Doutorado em Direito Econômico e Financeiro) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, 2010. doi: 10.11606/T.2.2010.tde-26092011-104134. Acesso em: 12 de out. de 2017.

PRESS, Gil. 12 big data definitions: what is yours?. Forbes, 2014. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/gilpress/2014/09/03/12-big-data-definitions-whats-yours/#7cca0c1813ae>. Acesso em: 24 mai. 2018.

RUBINFELD, Daniel L.; GAL, Michal S. Access barriers to big data. Arizona Law Review. 2017. Disponível em: <https://awards.concurrences.com/IMG/pdf/ssrn-id2830586.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2018.

SLOAN, Robert H.; WARNER, Richard. Big data and the “new” privacy tradeoff. Chicago-Kent College of Law Research Paper n.º 2013-33. 2013. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2306071>. Acesso em: 01 ago. 2018.

Published

2020-05-05

Issue

Section

Pesquisas Científicas com Fomento Interno