DEMOCRACIA E CONSTITUCIONALISMO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS: A CONTRIBUIÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO PARA A PROMOÇÃO DE UMA JUSTIÇA DISTRIBUTIVA

Autores/as

  • Renan Lucas Dutra Urban UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.21207/1983.4225.335

Palabras clave:

Direitos Sociais, Políticas Públicas, Poder Judiciário, Diálogo institucional, Participação democrática

Resumen

O trabalho explora o tema da judicialização dos direitos sociais. O problema enunciado é a incapacidade financeira do Estado para prover todas as prestações positivas que compõem o objeto desses direitos, bem como a ilegitimidade democrática do Poder Judiciário para sindicar políticas públicas e decidir sobre escolhas orçamentárias. O objetivo geral é investigar o papel das instituições na formulação e execução das políticas sociais, à luz de um modelo deliberativo de democracia. Com ênfase nas dimensões analítica e normativa da dogmática jurídica, defende-se a ideia de que os diálogos institucionais e a participação democrática no controle das políticas públicas podem maximizar o potencial das decisões judiciais para promover alguma forma de transformação social, especialmente em favor dos grupos marginalizados e menos favorecidos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renan Lucas Dutra Urban, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Mestrando em Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP, Campus de Franca. Graduado em Direito pela UNESP. Membro do “Núcleo de Pesquisas Avançadas em Direito Processual Civil Brasileiro e Comparado” – NUPAD/UNESP. Advogado.

Publicado

2017-03-03

Número

Sección

Artigos