HOMICÍDIOS DECORRENTE DE OPOSIÇÃO À INTERVENÇÃO POLICIAL

– DISCUTINDO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS MEMBROS DO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL NA CIDADE DO RECIFE/PE A PARTIR DE ESTUDO DE CASO

Autores

  • Érica Babini Lapa do Amaral MACHADO Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife (PE)
  • Maria Adelia Melo Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife (PE)

DOI:

https://doi.org/10.21207/1983.4225.1442

Palavras-chave:

Morte Decorrente da Intervenção Policial. Segurança pública. Representações sociais

Resumo

 O trabalho, derivado de pesquisa em andamento, tem como objeto de pesquisa mortes decorrentes da intervenção policial (MDIP) na cidade do Recife/PE. Considerando a produção sobre a temática, que aponta a não resolutividade dos homicídios, propõe-se discutir representações sociais das polícias, nesses casos, a partir de um estudo de caso. A hipótese, trilhando a revisão de literatura na temática, indica permanente estado de exceção, no qual as mortes produzidas pela atividade policial são acobertadas por um manto de legalidade conferido pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário. Metodologicamente, optou-se por realizar um estudo de caso e partiu-se do pressuposto que os discursos que permeiam o texto dos atos decisórios são uma violência de imposição de verdade e que variam em função das estruturas sociais em que se inserem os indivíduos, razão pela qual é indispensável uma chave analítica do racismo estrutural para perceber o oculto sobre os textos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Érica Babini Lapa do Amaral MACHADO, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife (PE)

    Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e mestre pela mesma instituição (2010). Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2006). Professora da Universidade Católica de Pernambuco, no programa de graduação e Pós-Graduação e da Universidade de Pernambuco (UPE), atuando principalmente na área de Criminologia, Direito Penal e Direito da Criança e do Adolescente, com ênfase no sistema de justiça juvenil. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e Coordenadora estadual do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM. Pesquisadora do Grupo de estudos Rejucrim ? Rede de Estudos em Criminologias e Juventudes.

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Feminismos plurais, 2019.

CARNEIRO, Sueli. Gênero, raça e ascensão social. Estudos Feministas, v. 3, n. 2, ano 3, pp. 544-552, 1995.

CERQUEIRA, Daniel (coord.). Atlas da Violência 2018. Rio de Janeiro, IPEA, 2018.

CERQUEIRA, Daniel; COLEHO, Danilo Santa Cruz. Democracia racial e homicídios de jovens negros na cidade partida. Texto para discussão. Brasília, janeiro, 2017.

DAVIS, A. A democracia da abolição: para além do império das prisões e da tortura. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro. Corpo negro caído no chão: o sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

FORUM POPULAR DE SEGURANÇA PÚBLICA EM PERNAMBUCO. Análise Crítica dos Dados da Segurança Pública em Pernambuco com base no Atlas da Violência 2020 (FBSP/PE), 2020.

HAAG, Carlos. A justiça da impunidade Ineficiência da polícia e do Judiciário quebra crença nas instituições democráticas. In: Pesquisa Fapesp. Edição 209, jul. 2013.

LIMA, Renato S.; SINHORETTO, Jacqueline; BUENO, Samira. A gestão da vida e da segurança pública no Brasil. Sociedade e Estado. vol.30 no.1 Brasília jan./abr. 2015

LOCHE, Adriana. A LETALIDADE DA AÇÃO POLICIAL: PARÂMETROS PARA ANÁLISE. Tomo, São Cristóvão, SE, n. 17, Jul-Dez, 2010.

MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo, sp: n-1 edições, 2017.

NASCIMENTO, Andréa Ana do; GRILLO, Carolina Christoph; NERI, Natasha Elbas. “Autos com ou sem resistência: Uma análise dos inquéritos de homicídios cometidos por policiais” . Anais, 33o Encontro Anual da ANPOCS, 2009.

NASCIMENTO, A. O genocídio do Negro Brasileiro: Processo de um racismo mascarado. São Paulo, SP: Perspectiva, 2017.

PINHEIRO, Paulo Sérgio. Autoritarismo e transição. Revista USP, n. 9, São Paulo, mar-maio, 1991.

PORTO, Maria Stella Grossi. Crenças, valores e representações sociais da violência, Sociologias, n. 16, p. 250-273, 2006.

RATTON JL, GALVÃO, C, Fernandez M. Pact for Life and the Reduction of Homicides in the State of Pernambuco. Stability: International Journal of Security and Development, v. 3, 2014.

RATTON, José Luiz; CIRENO, Flavio. Violência endêmica: relatório de pesquisa: homicídios na cidade do Recife: dinâmica e fluxo no sistema de justiça criminal. Revista do Ministério Público de Pernambuco. Vol. 1, n.1, Procuradoria Geral de Justiça, 2007.

RATTON, Jose Luiz; DAUDELIN, Jean. Construction and Deconstruction of a Homicide Reduction Policy: The Case of Pact for Life in Pernambuco, Brazil. International Journal of Criminology and Sociology, 7, p. 173-183, 2018.

RATTON, Jose Luiz; GALVÃO, Clarissa, FERNANDEZ, Michelle. O pacto pela vida e a redução de homicídios em Pernambuco. Instituto Igarapé. Artigo Estratégico 8. Ago. 2014, Disponível em:< https://igarape.org.br/wp-content/uploads/2014/07/artigo- 8-p2.pdf> Acesso em: 02 de fevereiro 2016.

RIBEIRO, Ludmila Mendonça Lopes; COUTO, Vinícius Assis. Tipos de homicídio e formas de processamento: existe relação? Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, v. 7, n. 2, pp. 417-442, jul.- dez, 2017.

RIBEIRO, Ludmila; SILVA, Klarissa. Fluxo do Sistema de Justiça Criminal Brasileiro: Um balanço da literatura. Cadernos de Segurança Pública, ano 2, n. 1, 2010.

RIBEIRO, Ludmilla. DUARTE, Thais. O tempo dos Tribunais do Júri no Rio de Janeiro: Os padrões de seleção e filtragem para homicídios dolosos julgados entre 2000 e 2007. In: Dilemas Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v.2, n.3. Rio de Janeiro, JAN-FEV, MAR, 2009.

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL. Informe mensal da conjuntura criminal em Pernambuco. Disponível em: http://www.sds.pe.gov.br/. Acesso em 02 de abril de 2018.

SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA – Senasp PROCESSO DE CONTAS RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2011 da Decisão Normativa TCU nº 108/2010, da Portaria TCU nº 123/2011 e Portaria CGU nº 2546/2010. Acesso em 04 de março de 2021

SEGURANÇA, JUSTIÇA E CIDADANIA / MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. – Ano 3, n. 6, (2011). -- Brasília : Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), 2011.

SILVESTRE, Giane; SCHLITTLER, Maria Carolina; SINHORETTO, Jacqueline. Encarcerados do Brasil: seletividade penal na gestão da riqueza e da violência. In: ENCONTRO ANUAL DA AN- POCS, 39, 2015, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPOCS, 2015.

SINHORETTO, Jacqueline; et all. A filtragem racial na seleção policial dos suspeitos: segurança pública e relações raciais. In: BRASIL. Segurança Pública e Direitos Humanos: Temas Transversais. Brasília: Ministério da Justiça, 2014.

SINHORETTO, Jacqueline; LIMA, Renato Sérgio de. Narrativa autoritária e pressões democráticas na segurança pública e no controle do crime. Contemporânea. Dossiê violência, crime e teoria social. V. 5, n. 1, p. 119-141, jan. – jun, 2015.

SINHORETTO, Jacqueline. Juventude e violência policial no Município de São Paulo. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 10, São Paulo, 2016.

SOARES, Luiz Eduardo; et. al. Cabeça de porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

SOARES, Luiz Eduardo. A Política Nacional de Segurança Pública: histórico, dilemas e perspectivas. ESTUDOS AVANÇADOS, 21 (61), 2007

SOUZA, Arivaldo Santos de. RACISMO INSTITUCIONAL: PARA COMPREENDER O CONCEITO. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 1, n. 3, p. 77-88, fev. 2011.

TEMPO DO PROCESSO DE HOMICÍDIO DOLOSO EM CINCO CAPITAIS / coordenação, Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro, Vinícius Assis Couto. – Brasília : Ministério da Justiça, Secretaria de Reforma do Judiciário, 2014

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência. Homicídios por arma de fogo no Brasil. Flacso Brasil, 2016.

ZACCONE, Orlando. Indignos de vida – a forma jurídica da política de extermínio de inimigos na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Revan, 2015.

Downloads

Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Artigos