A LEI 9.504/97 E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS MULHERES NO ATUAL CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO

Autores/as

  • Luma Gonçalves Paulino ROSA Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
  • Fábio Cantizani GOMES Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP

Resumen

Neste trabalho é estudada a participação feminina na política, com avaliação da eficácia da Lei de Cotas de Gênero na política (Lei nº 9504/97), que visa aumentar a participação de mulheres no cenário político e eleitoral brasileiro. A pesquisa observa os dados das últimas seis eleições e a partir dos números de candidatas e eleitas nos cargos proporcionais, analisa se as cotas geram resultados positivos ou negativos. Embora a Lei nº 9504/97 incentive a candidatura feminina aos cargos políticos, a existência de fraudes na lei, principalmente com candidaturas laranjas, torna a igualdade política mais difícil de ser alcançada. Conclui-se que mesmo com alguns resultados positivos com a lei de cotas, a igualdade de gênero na política ainda está distante de ser conquistada.

Biografía del autor/a

  • Luma Gonçalves Paulino ROSA, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP

    Discente da Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP. Bolsista do Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC 2020-2021).

  • Fábio Cantizani GOMES, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP

    Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Doutorando pelo Centro Universitário de Bauru da Instituição Toledo de Ensino (2018). Atualmente é professor titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Franca e da Universidade de Franca. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional.

Publicado

2022-06-29

Número

Sección

Pesquisas Científicas com Fomento Interno