O MERCADO DO CRIME E A PRIVATIZAÇÃO DE PRISÕES

Autores

  • Flávia Brigliadori FUGIO Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
  • Ana Carolina de Sá JUZO Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP

Palavras-chave:

Encarceramento, estabelecimento prisional, parceria público-privada.

Resumo

A pesquisa se propõe a fazer uma análise sobre o chamado mercado do crime, instaurado pela privatização de presídios. Especificamente, tratando sobre a modalidade de privatização de Parceria Público-Privada. Como referencial teórico nas obras estudadas, ampara-se na ciência da criminologia crítica para os apontamentos metodológicos e conclusivos. Como ponto de partida para o estudo, foram utilizadas algumas pesquisas realizadas e concluídas sobre o Complexo Penitenciário de Ribeirão das Neves, situado em Minas Gerais.

Biografia do Autor

  • Flávia Brigliadori FUGIO, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP

    Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2018); Pós-graduanda na Faculdade de Direito de Franca; foi bolsista de&nbspFoi bolsista de iniciação científica pela Faculdade de Direito de Franca (2016).

  • Ana Carolina de Sá JUZO, Faculdade de Direito de Franca (FDF), Franca/SP
    Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2017); Mestranda em Direito pela Universidade de São Paulo - Faculdade de Direito de Ribeirão Preto USP/FDRP; Foi bolsista de iniciação científica pela Faculdade de Direito de Franca (2016). Advogada (OAB 405/107).&nbsp Linha de Pesquisa: Centro de Estudos em Direito e Desigualdades - CEDD da USP.

Referências

BARATA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. Rio de Janeiro: Revan, 1999.

CHRISTIE, Nills. A indústria do controle do crime. São Paulo: Forense, 1998.

CORDEIRO, Grecianny Carvalho. Privatização dos presídios: alguns aspectos inconstitucionais. São Paulo: Ibccrim, 2018.

FALAVINO, Facenda Chiavelli. MATA, Jéssica Gomes. Dos massacres e dos lucros: a lógica privatista, a irresponsabilidade judicial e a banalidade do extermínio das prisões. São Paulo: Ibccrim, 2019.

MINHOTO, Laurindo. Prisões de mercado. São Paulo: Lua Nova, 2002.

MINHOTO, Laurindo. Privatização de presídios e criminalidade: a gestão da violência no capitalismo global. São Paulo: Max Limonad, 2000.

PASTORAL CARCERÁRIA, Prisões privatizadas no Brasil em debate. 2014. p. 7. Disponível em: <http://carceraria.org.br/wp-content/uploads/2014/09/Relatorio-Privatizacoes-Pastoral-Carceraria.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.

SACCHETTA, Paula. Na primeira penitenciária privada do Brasil, quanto mais presos, maior o lucro. Disponível em:<http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/38964/na%20primeira%20penitenciari %20privada%20do%20brasil%20quanto%20mais%20presos%20maior%20o%20lucro.shtm>. Acesso em: 10 maio 2017.

Downloads

Publicado

2020-07-29

Edição

Seção

Resumo