RESPONSABILIDADE CIVIL E VEÍCULOS AUTÔNOMOS:

como a inteligência artificial pode transtornar a responsabilização civil e criminal em casos de acidentes de trânsito envolvendo veículos autônomos

Autores

  • Rafael GARCIA Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)
  • Rosângela Aparecida Vilaça BERTONI Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)

DOI:

https://doi.org/10.21207/2675-0104.2023.1560

Resumo

O objetivo do presente trabalho é abordar a complexa questão da responsabilidade civil em casos de acidentes de trânsito envolvendo veículos autônomos. O trabalho explora as contradições entre as normas de trânsito existentes e as características dos veículos autônomos, que não exigem a intervenção direta do passageiro no controle do veículo. Ele também explora as dificuldades em definir quem é o responsável em situações de acidentes, considerando o papel dos passageiros e a presença da inteligência artificial como condutora. O trabalho discute projetos de lei propostos no Brasil, comparando-os com abordagens adotadas nos Estados Unidos e na União Europeia. Além disso, enfatiza a importância de estabelecer regulamentações claras para responsabilizar os programadores da inteligência artificial em casos de falhas e acidentes, ao invés de responsabilizar diretamente os passageiros. O diário de bordo é proposto como uma ferramenta para esclarecer as ações da inteligência artificial e determinar a responsabilidade em acidentes.
PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade civil; Veículos Autônomos; Inteligência Artificial; Código de Trânsito Brasileiro; Incapacidade Jurídica.

Biografia do Autor

  • Rosângela Aparecida Vilaça BERTONI, Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)

    Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1982), mestrado em Direito Empresarial pela Universidade de Franca (2002) e Especialização em Direito Registral Imobiliário pela Universidade Esade-Espanha. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e assessoria jurídica. Advogada Militante.

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Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Pesquisas Científicas com Fomento Interno