A ANALOGIA IN MALAM PARTEM NO DIREITO PENAL

Autores

  • José Renato Oliva de MATOS FILHO Faculdade Baiana de Direito e Gestão, Salvador/BA.

DOI:

https://doi.org/10.21207/1983.4225.1008

Palavras-chave:

Analogia, Legalidade, Direito Penal, Analogia in malam partem.

Resumo

O tema do presente artigo discorre sobre a possibilidade de analogia contra o réu no Direito Penal. A análise é realizada através da ponderação entre diversos valores constitucionais como a legalidade, a segurança jurídica, a isonomia, a proporcionalidade e a confiança entre o cidadão e o Poder Público. O objetivo do presente artigo é demonstrar os requisitos e hipóteses em que pode ocorrer a analogia contra o réu de forma a concretizar uma série de valores constitucionais. O artigo rechaça a legalidade estrita como uma garantia absoluta, impondo que esta seja ponderada com outros valores. O estudo traz exemplos para demonstrar a necessidade da analogia contra o réu e, ao final, exemplos concretos demonstrando que a doutrina e a jurisprudência costumam elastecer de forma exagerada a interpretação das normas para realizar verdadeira analogia contra o réu.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Renato Oliva de MATOS FILHO, Faculdade Baiana de Direito e Gestão, Salvador/BA.

    Graduado em Direito pela Faculdade Baiana de Direito e Gestão. Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Estácio de Sá.

Referências

BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e Das Penas - 6 ed - São Paulo: Martin Claret. 2014

CONDE, Francisco Muñoz, ARÁN, Mercedes Gracía. Derecho Penal Parte General - 8 ed - Valencia: Tirantloblanchlibros. 2010.

CONTRERAS, Francisco José. La filosofíadelderechoenlahistoria. - 2 ed - Madrid: Tecnos. 2016

CUNHA, Rogério Sanches. Manual de direito penal: parte geral - 7 ed - Salvador: JusPodivm, 2019.

FARIAS, Cristiano, BRAGA NETTO, Felipe, ROSENVALD, Nelson Manual de Direito Civil - 3ª ed - Salvador: Ed Juspodivm, 2018

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado - 22ª ed - São Paulo: Saraiva. 2018.

LORDELO, João Paulo. Noções Gerais de Direito e Formação Humanística. 3ª ed. Salvador: JusPodivm. 2019.

nacoesunidas.org/com-evolucao-tecnologica-65-das-criancas-terao-empregos-que-ainda-nao-existem-diz-cepal/ . Acesso em 9/jul/2019.

ROXIN, Claus. Derecho Penal Parte General Tomo I - Fundamentos. La estructura de la Teoria del Delito - Traduzido para o espanhol por Diego-Manuel Luzon Peña, Miguel Díaz y Garcia Conlledo e Javier de Vicente Remesal. 2ª ed. Madrid: Thomson Civitas. 2003.

TOLEDO, Francisco de Assis. Doutrinas Essenciais de Direito Penal. Culpabilidade e a problemática do erro jurídico-penal. v.3. São Paulo: RT. 2010

www.youtube.com/channel/UCsW4QSB1USsu9ouuFUWe4Iw . Acesso em 9/jul/2019.

Downloads

Publicado

2021-02-25

Edição

Seção

Artigos