A PUBLICIDADE NO EXERCÍCIO DA ADVOCACIA

Autores/as

  • Fábio Fernandes Neves BENFATTI Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Frutal/MG https://orcid.org/0000-0002-2799-6616
  • Leonardo Caianelo BARBOSA Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Frutal/MG

DOI:

https://doi.org/10.21207/1983.4225.1193

Palabras clave:

Ética Profissional do Advogado. Mercantilização da Profissão. Publicidades

Resumen

O presente estudo tem como finalidade apurar de que maneira o ordenamento jurídico brasileiro, essencialmente as leis que disciplinam acerca da ética profissional do advogado, discutem a prática da publicidade no ofício advocatício, buscando compreender sua correta execução nos dias atuais, a fim de evitar a mercantilização da profissão, vedada pela legislação pátria. Ainda, foram examinados elementos estruturais acerca do conceito de ética, bem como sua aplicabilidade em relação ao Direito e aos costumes da vida em sociedade. A pesquisa se norteou em exploração da literatura e legislação, nas quais se averiguou a forma de como a doutrina, cientistas e legisladores abordam o tema. Baseandose nas pesquisas realizadas, constatou-se que não obstante o ordenamento jurídico brasileiro apresente mecanismos que visem coibir a mercantilização da profissão de advogado, sua aplicação é dissonante aos meios de comunicação atuais, visto que com a rápida e desenfreada expansão tecnológica e de mídias sociais, ocorreu um aumento indiscriminado de publicidades irregulares no ofício advocatício.&nbsp&nbsp&nbsp

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Biografía del autor/a

  • Fábio Fernandes Neves BENFATTI, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Frutal/MG
    Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. Graduação em Direito e Mestrado em Direito Negocial, ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Messina, UNIME, Itália.
  • Leonardo Caianelo BARBOSA, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Frutal/MG
    Bacharel em Direito pela&nbspUniversidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Frutal/MG.&nbsp

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Publicado

2021-10-05

Número

Sección

Artigos