ENEM: O LEVIATÃ DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA?

Autores

  • Marcello Vieira LASNEAUX Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

DOI:

https://doi.org/10.21207/1983.4225.519

Palavras-chave:

avaliação, ENEM, gestão educacional.

Resumo

A instauração de um Estado-avaliador tem se mostrado uma tendência aparentemente sem retorno. Qual o propósito da avaliação de larga escala? O ENEM é uma avaliação de larga escala mas esse é o propósito atual do ENEM? Além disso, o ENEM, vem sendo indicado pela imprensa à população em geral, como referência de qualidade das escolas. A inquietude é: o exame por si só é capaz de avaliar as instituições de ensino? Esses exames foram criados para isso? Esses exames estão vivendo uma espécie de “crise de identidade”, uma crise política-educacional? Precisamos discutir mais amplamente o papel já descaracterizado do ENEM e unir forças para não assistir um retrocesso aos domínios da escuridão que assistimos em outras épocas.

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Biografia do Autor

  • Marcello Vieira LASNEAUX, Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF

    Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília/DF. Mestre em Bioética, pela Faculdade de Saúde, Cátedra UNESCO, da Universidade de Brasília. Especialista em Gestão Escolar. Especializando em Neuropsicologia. Especialista em Genética Humana.&nbspBacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB).&nbsp

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Publicado

2020-04-08

Edição

Seção

Artigos