POBREZA MENSTRUAL E EVASÃO ESCOLAR
uma análise da falta de implementação de políticas públicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21207/2675-0104.2023.1523Resumo
Este trabalho tem por objetivo a análise e exposição de um problema pouco discutido no Brasil: a evasão escolar causada pela pobreza menstrual e como tal problema poderia ser solucionado ou, ao menos, atenuado com a elaboração de políticas públicas adequadas. Para esse propósito, o trabalho investiga a realidade brasileira em relação à pobreza menstrual, seus impactos na sociedade capitalista, as desigualdades sociais e a violação dos direitos humanos, buscando dialogar e versar sobre as políticas públicas capazes de cessar a estigmatização principalmente no que tange o ambiente escolar. A partir dessa premissa, o estudo foi desenvolvido baseado no método dedutivo através de pesquisa bibliográfica, no qual foram utilizados relatórios encontrados em sites com foco na problemática debatida e em trabalhos acadêmicos da área. Bem como, foi empregado o uso de estudo documental de leis, projetos de leis e dados que se vinculam com a precariedade menstrual e os seus indicativos sociais, além de explorar documentos em âmbito nacional e internacional para o enfrentamento do problema.
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