POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS

uma análise de como o município de franca atua no despertar cultural de crianças na primeira infância

Autores

  • Amanda Taha JUNQUEIRA Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)
  • José Sérgio SARAIVA Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)

DOI:

https://doi.org/10.21207/2675-0104.2023.1500

Resumo

A cultura representa a construção histórica de um povo, levando o sentido de coletividade e impulsionando a transformação social. No campo das políticas públicas, a cultura é um direito inerente ao ente humano, assegurada em documentos e legislações nacionais e supranacionais. Ao entender assim sua salutar relevância, busca-se colocar a primeira infância no foco, uma vez que a idade compreendida nesta faixa etária constitui uma “janela de oportunidade” onde a criança se mostra receptível a tais aprendizados. Visa-se neste estudo, portanto, analisar as políticas públicas culturais para o desenvolvimento artístico e cultural de crianças nos primeiros setenta e dois meses, no âmbito municipal, difundindo e entendendo os debates acerca do tema. Assim, ao investir na primeira infância, investe-se no futuro da sociedade, zelando pelo desenvolvimento do público infantil e o seu crescimento em bases sólidas, pensando no futuro e nas gerações sucessoras em uma visão de mundo globalizado.

Biografia do Autor

  • José Sérgio SARAIVA, Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)

    Possui bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade São Francisco (1985), graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009), graduação em Direito pela Faculdade de Direito Padre Anchieta (1987), Mestrado em Direito pela Universidade de Franca (2001) e Doutorado em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito (2018). Atualmente é professor titular da disciplina de Direito Administrativo e Diretor da Faculdade de Direito de Franca.

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Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Pesquisas Científicas com Fomento Interno