A INEXIQUIBILIDADE DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS GERADA PELA FALTA DE IDENTIFICAÇÃO DOS CIDADÃOS EM SITUAÇÃO DE RUA
DOI:
https://doi.org/10.21207/2675-0104.2020.1159Resumo
Este resumo expandido tem como objetivo inquirir discussões acerca do exercício de direitos fundamentais pela população em situação de rua dificultado pela falta de documentos de identificação. O trabalho objetiva refletir e fazer uma análise crítica levando em consideração os limites enfrentados para o alcance de tal população das garantias do ser humano que são reconhecidas e positivadas na esfera do direito constitucional. Reflete-se sobre tal condição levando em conta os limites estruturais e legais como instrumentos restritivos da vida digna desses cidadãos e obstáculos do acesso aos meios garantidores desses direitos. A pesquisa para a criação deste resumo resulta em um arcabouço de grande relevância para a população e a esfera acadêmica. Para tal debate, utiliza-se materiais teóricos de estudiosos da dinâmica social, estrutura econômica, direitos humanos e políticas públicas; além de dados institucionais e conteúdo jornalístico sobre o tema.Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CHIAVERINI, Tomás. Cama de Cimento – uma reportagem sobre o povo das ruas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
FECAM - Federação Catarinense de Municípios. População em Situação de Rua: Inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Lages, Santa Catarina. 2012. Disponível em: <https://static.fecam.net.br/uploads/681/arquivos/124543_Populacao_em_Situacao_de_Rua.pdf> Acesso em 11 de out. de 2020.
Guia de cadastramento de pessoas em situação de rua (2ª Edição. SENARC/MDS, 2011) Disponível em: <http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/cadastrounico/gestao-municipal/processode-cadastramento/cadastramento-diferenciado> Acesso em 11 de out. de 2020.
MAMILOS, Cidadãos em situação de rua, [Locução de]: Cris Bartis e Juliana Wallauer; [Entrevistados:] Padre Julio Lancelotti e Igor de Souza Rodrigues. [S. l.]: B9, 28 de agosto de 2020. Podcast. Disponível em: <https://open.spotify.com/episode/1DCr5MBw6mtGNJqWREuowj?si=3BL7ouHCQKyh7h4lf80Usw> Acesso em 7 de out. de 2020.
RODRIGUES, Igor de Souza; DELGADO, Letícia Paiva; VALLE, Bruno Stigert do. O mito da invisibilidade dos cidadãos em situação de rua. Revista Abordagens, João Pessoa, v. 1, ed. 1, p. 111-121, 2019.