USO DE DADOS DE GEOLOCALIZAÇÃO, PANDEMIA E CONFLITO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS: PONDERAÇÃO ENTRE PRIVACIDADE E SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21207/2675-0104.2020.1147

Resumo

O presente trabalho visa analisar o conflito aparente entre os direitos fundamentais à privacidade e à saúde coletiva, considerando a utilização por parte das autoridades sanitárias, de dados de geolocalização de usuários de aparelhos de telecomunicação como medida excepcional para buscar o isolamento social ideal em tempos de pandemia causada pelo COVID-19. Em tempos atípicos, como os vividos em decorrência da atual crise sanitária, justifica-se uma análise mais apurada do confronto entre as referidas garantias fundamentais, para colaborar na busca pela menor violação possível de direitos fundamentais. Utilizou-se o método dedutivo, e, como ferramenta metodológica a revisão bibliográfica, com foco nas principais reflexões trazidas acerca da técnica da ponderação dos direitos mencionados. Ao final chegou-se à conclusão de que deve existir uma ponderação entre as duas garantias fundamentais, prevalecendo o direito coletivo à saúde pública em face do direito individual à privacidade.

Biografia do Autor

  • Otávio Augusto Mantovani SILVA, Universidade Estadual Paulista - UNESP FRANCA Escola Paulista da Magistratura - EPM

    Graduado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP no curso de Direito. Pós-Graduando em Direito Constitucional Aplicado pela Escola Paulista da Magistratura - EPM - SP.

  • Emanuelle Clayre Silva BANHOS, Universidade Nove de Julho, UNINOVE
    Mestranda em Direito pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Direito Civil e em Direito Corporativo e Compliance. Graduada pela Faculdade de Direito de Franca.

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo. [livro eletrônico]. 7 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. Não paginado.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. [livro eletrônico]. 10 ed. São Paulo: Saraiva, 2015. Não paginado.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Hermenêutica constitucional e direitos fundamentais. Brasília: Brasília Jurídica, 2000.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 4 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

SILVA, José Afonso da. A dignidade da pessoa humana como valor supremo da democracia. Revista de Direito Administrativo, v. 212, 1998.

_______. Curso de Direito Constitucional Positivo. 37 ed. São Paulo: Malheiros, 2014.

STEINMETZ, Wilson Antônio. Colisão de direitos fundamentais e o princípio da proporcionalidade. 2000. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

UFJF- UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. 2020. A proteção de dados pessoais em época de pandemia. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/05/28/a-protecao-de-dados-pessoais-em-epoca-de-pandemia/. Acesso em: 07 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Edição

Seção

Resumo