ANÁLISE DAS NOVAS TECNOLOGIAS PELO PODER JUDICIÁRIO E A RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO

Autores

  • Laiane Rodrigues Magalhães de MELO Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), Uberlândia/MG
  • Matheus Alexandre MATHIAS Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Frutal/MG.
  • Moacir HENRIQUE JÊIOR Universitat de Barcelona (UB), Barcelona (Espanha). Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Frutal/MG.

Palavras-chave:

Poder Judiciário, duração razoável do processo, automação do judiciário, celeridade processual, processo judicial eletrônico

Resumo

O objeto deste ensaio é realizar uma análise da influência e utilização da tecnologia pelo Poder Judiciário, a fim de garantir que o processo judicial tenha duração razoável nos termos da Constituição Federal. O trabalho discorreu sobre a utilização de alguns mecanismos de tecnologia pelo Poder Judiciário brasileiro, sob o prisma da obediência dos princípios constitucionais da razoável duração do processo e da eficiência na Administração Pública. A pesquisa se pautou pelo método de pesquisa teórica, com a utilização do método dedutivo, tendo como fontes primárias o acesso a doutrinas, recortes de revista e artigos científicos e como fontes secundárias o acesso a legislação e jurisprudência. Ao final foi possível constatar que o uso das novas tecnologias salvaguardou a celeridade na tramitação dos processos judiciais, bem como facilitou a vida de usuários para acompanhamento, peticionamento e ao mesmo tempo a realização de audiências de forma remota.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laiane Rodrigues Magalhães de MELO, Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), Uberlândia/MG

    Acadêmica do Curso de Direito do Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), orientanda voluntária em pesquisa desenvolvida na UEMG, Unidade Frutal.

  • Matheus Alexandre MATHIAS, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Frutal/MG.

    Acadêmico do Curso de Direito, bolsista de Pesquisa PAPq da UEMG, Unidade Frutal. E-mail: matheus.1093994@discente.uemg.br

  • Moacir HENRIQUE JÊIOR, Universitat de Barcelona (UB), Barcelona (Espanha). Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Frutal/MG.

    Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI (Dez/2004), especialista em Direito Público pelo Centro Universitário Newton Paiva (Belo Horizonte/MG - Jan/2006), mestre (Jun/2013) em Criminologia e Sociologia Jurídico-Penal e doutor em Direito e Ciência Política pela Universidade de Barcelona (2014). Título de Mestre devidamente reconhecido no Brasil pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (Decisão Adm. nº 61/2014). Atua na docência em Instituições Superior de Ensino desde 2006. Ex-assessor de juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (2005-2013). Atualmente é Professor efetivo em curso de graduação e pós-graduação em Direito na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Unidade Frutal. Autor de diversos artigos jurídicos publicados em Revistas Jurídicas do Brasil e do Exterior. Autor de Livros e diversos Capítulos de Livros em obras coletivas. Pesquisador registrado do CNPQ, Líder do Grupo de Pesquisa INOVA-EDUCA - Inovação na Educação para prevenção de delitos praticados pela juventude, na Universidade do Estado de Minas Gerais. Pesquisador registrado no CNPQ nos seguintes grupos de pesquisa: Laboratório Americano de Estudos Constitucionais Comparados - LAECC na Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Núcleo de Estudos em Gestão e Impactos Ambientais (NEGIA), na Universidade do Estado de Minas Gerais. Pesquisador associado do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI). Advogado militante desde 2013, com ênfase nas áreas administrativo, ambiental, penal e tributária em Uberlândia e região. Atua, também, na organização de eventos, projetos sociais e atividades interdisciplinares.

Referências

ABRÃO, Carlos H. Processo eletrônico: processo digital. São Paulo: Atlas, 2011.

ALVES, Giovanni. As condições de produção da Justiça do Trabalho no Brasil: Uma análise crítica do documentário “ trabalho do Juiz”. In: O Trabalho do Juiz. Organização Giovanni Alves. Bauru: Canal 6, 2014. p. 17-102.

CÂMARA, Alexandre Freitas. O novo processo civil brasileiro. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.

DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil, parte geral e processo de conhecimento. 17ª edição. Salvador: JusPodivm, 2015.

Downloads

Publicado

2023-01-06

Edição

Seção

Artigos