IMPUGNAÇÃO JUDICIAL DA INVESTIDURA DE ÁRBITROS: FUNDAMENTOS, EXTENSÃO E ALCANCE
Palavras-chave:
Direito Processual Civil, Arbitragem, Árbitros, Impugnação judicial.Resumo
Este artigo pretende examinar diferentes aspectos da impugnação judicial da investidura de árbitros. Preliminarmente são expostos os elementos da capacidade para ser árbitro. Em seguida, são examinadas as hipóteses que ensejam a impugnação judicial de árbitros, notadamente em relação aos casos de impedimento e suspeição previstos em lei ou contratualmente. Será abordada neste estudo a questão da possibilidade de nomeação de um árbitro que seria suspeito ou mesmo impedido de acordo com o Código de Processo Civil. Também é objeto de análise o dever de revelação inerente às funções de árbitro e os seus impactos na impugnação judicial. Por fim, é apresentada a conclusão do autor, com base nos entendimentos doutrinários e jurisprudenciais sobre o tema. Busca-se trazer mais reflexões sobre a abrangência e os limites da impugnação judicial de árbitros, notadamente na perspectiva do sistema processual brasileiro. Foi utilizado o método de pesquisa dedutivo, mediante a análise da legislação, da doutrina e também de precedentes judiciais de Tribunais brasileiros, de modo a se especificar aspectos relevantes da impugnação judicial de árbitros.    Downloads
Referências
ALVES, Rafael Francisco, A imparcialidade do árbitro no direito brasileiro, autonomia privada ou devido processo legal, Revista de Arbitragem e Mediação, vol. 7, out./2005. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.
CAHALI, Francisco José. Curso de arbitragem, 5. ed. rev. e atual., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.
Câmara de Arbitragem do Mercado, 2021. Disponível em: <https://www.camaradomercado.com.br/assets/pt-BR/Orientacao-CAM-Questionario-Arbitros.pdf>. Acesso em: 26 de abr. de 2021.
CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentário à Lei nº 9.307/96, 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2009.
Comitê Brasileiro de Arbitragem, 2021. Disponível em: <https://cbar.org.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Guidelines-on-Conflicts-of-Interest-in-Intl-Arbitration-portuguese.pdf>. Acesso em: 26 de abr. de 2021.
DINAMARCO, Cândido Rangel. Instituições de Direito Processual Civil - v. I, 5. ed. rev., ampl. e atual., São Paulo: Malheiros, 2005.
LEMES, Selma Maria Ferreira. O dever de revelação do árbitro, o conceito de dúvida justificada quanto a sua independência e imparcialidade (art. 14, § 1º, da Lei 9.307/1996) e a ação de anulação de sentença arbitral (art. 32, II, da Lei 9.307/1996). Revista de Arbitragem e Mediação, vol. 36/2013, Jan./2013. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.
LEMES, Selma Maria Ferreira. O procedimento de impugnação e recusa de árbitro, como sistema de controle quanto à independência e a imparcialidade do julgador. Revista de Arbitragem e Mediação, vol. 50, jul.-set./2016. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.
LUCON, Paulo Henrique dos Santos. Procedimento de Impugnação e Recusa de Árbitro. Revista de arbitragem e mediação. Ano 10, vol. 39, out.-dez./2013. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.
SCAVONE JUNIOR, Luiz Antonio. Manual de Arbitragem: mediação e conciliação, 7. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense: 2016.
TARTUCE, Fernanda. Mediação nos Conflitos Civis, 5. ed. rev. ampl. e atual., São Paulo: Método, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário. Declaro também que em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade da Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja a necessária citação desta fonte originária.